quarta-feira, 6 de abril de 2011

Refrões Marcantes

Publicado originalmente no blog Road to Metal.

Segundo o dicionário, refrão, estribilho ou ritornello é a parte principal de uma música, que se repete várias vezes. Geralmente no refrão é citado o título da canção ou reflete o que a canção quer dizer.

Quem não se pega cantarolando um refrão, ou às vezes quando ouve ou vê o nome de alguma banda, lembra a música que mais marcou, geralmente, vem na cabeça o refrão (riffs e refrões, que seria da música sem eles), ou liga alguma situação a um refrão?

Para uma música ser boa, não é necessário ter um refrão pegajoso, longe disso, bandas como Led Zeppelin ou Black Sabbath só foram ter mais ênfase nos refrões a partir da fase com o Dio, por exemplo. Porém isto ajuda na assimilação de uma música e ajuda também no sucesso comercial, não dá pra negar.

Steven Tyler do Aerosmith disse que a fórmula do sucesso é "estrofe, pré-refrão, refrão", ou seja, fica fácil de assimilar, e um refrão bem feito acaba grudando na mente. Tem o outro lado, que se abusar da repetição do refrão, ou de determinada fórmula, acaba ficando algo chato e maçante.

Dentro do Hard/Metal, podemos citar alguns nomes que são experts em refrões marcantes, que todo mundo canta nos shows, como Iron Maiden, Whitesnake, Van Halen, mas além dessa força que o refrão possui e causa aquela vontade de todo mundo cantar junto, pensamos também naqueles que todo mundo conhece, independente se é fã do estilo ou não e também se virou uma marca registrada, ou um "slogan" praticamente, como "Born To Be Wild", por exemplo, além de ser um refrão marcante, imediatamente hoje liga ao motociclismo, liberdade.

E, levei em conta também o fato de quando se fala no nome de uma banda, qual o primeiro refrão que vem em mente. Certamente, muitas das músicas citadas abaixo vão bater com a opinião de vários, e algumas nem tanto, mas vamos lá! E aí? Quais os refrões mais marcaram você? E que refrões mais marcaram o Rock/Metal?

Arriscamos a fazer uma pequena lista, lembrando que não queremos ser donos da verdade, nem fizemos nenhuma pesquisa mirabolante, apenas queremos incentivar um bate-papo saudável e divertido, assim como o que surgiu essa matéria, e que a ordem que foram colocadas as canções, não significa a importância ou se foi mais popular ou não. Participe!!!

BEATLES tem vários e vários refrões, só pra falar de uma banda dos primórdios e que realmente significou a popularização do Rock. Dá pra citar várias, mas "Hey Jude" é uma dessas canções que todo mundo conhece, ganhou várias versões, até em português, "Twist And Shout" e "I Wanna Hold your Hand", que quando ouço falar de Beatles, são duas que me lembro de imediato, e, apesar de nunca ter sido fã do quarteto, impossível não lembrar esses refrões! Sem contar "Yesterday", a música que é recordista de regravações.

STEPPENWOLF e a já citada "Born To Be Wild", que, além de ser um dos refrões mais marcantes e conhecidos, também, sempre está ligada a essa imagem de liberdade, estrada, motociclismo...

IRON MAIDEN alguém já disse que "se os Beatles eram os Reis do "iê iê iê" o Maiden é o Rei do " ô ô ô", heheheheh! Esses caras sabiam fazer grandes refrões!!! Tem muitas que podemos citar, mas "Fear of The Dark" é uma que está naquele patamar que foi além do mundo do Metal, e tem ainda os famosos "ô ô ô"!

KISS, "I...Wanna Rock and Roll all nite... and party every day!!!" o Kiss também é um grande criador de refrões marcantes e pegajosos! A lista é grande, mas, somando os quesitos, aqueles que levam a música além dos fãs do estilo, "Rock and Roll All Nite" está no topo.

TWISTED SISTER "We're not Gonna Take It", o grande hit do Twisted, que tocava e toca até em rádio AM, acho que tocou até em missa heheheeh! A trupe de Dee Snider também era grande especialista em refrões, e é dessas que transcendeu as fronteiras.

EUROPE "The Final Countdown" toca até em baile de debutante, é mais um daqueles momentos que acontece uma vez na vida. Não que o Europe não tenha muitas músicas de qualidade, mas a vida deles seria outra sem "The Final...". Grandioso e marcante!

VAN HALEN também possui um belo arsenal de refrões, como "Jump". Talvez a fase como Sammy Haggar tenha tido mais músicas com refrões comercias e marcantes, mas "Jump" marcou época na banda e na história do Hard, e é uma música que conquistou uma popularidade incrível. Aliás, hoje durante o jogo Milan x Inter, no intervalo tocou "Jump" no estádio!

SCORPIONS os alemães são especialistas em refrões e melodias pegajosas, sua fase a partir anos 80 foi marcada por grandes refrões, com a banda alcançando patamares altos, até minha avó assovia "Wind of Changes", vou colocar as duas primeiras que me vem de imediato a mente: "Rock You Like a Hurricane" e "Wind of Changes".

URIAH HEEP "Lady in Black", considerada uma das melhores baladas de todos os tempos, não tem como não sair cantando de imediato, ainda mais com aquele "Ah ah ha" do refrão. Contagiante!!

JUDAS PRIEST "Breaking What? ... Breaking the Law!" Aliás, refrões marcantes é uma característica das bandas de Metal e Hard que tiveram o auge nos anos 80, tem vários grandes refrões, mas "Breaking the Law" é, com certeza, é uma das mais lembradas, que logo vem a mente quando se fala na banda.

AC/DC também tem grandes refrões, que são pra lá de marcantes e conhecidos, aparecendo seguidamente em trilhas sonoras, "Back in Black" talvez seja a de refrão mais marcante e conhecido, aliada ao fato que que está no disco mais vendido da história do Rock, e o segundo mais vendido de todos!

JOURNEY, SURVIVOR, TOTO, entre outras, as chamadas bandas de Arena, o AOR, eram especialistas em refrões grandiosos e marcantes, Journey com "Don't Stop Believin", Survivor, e a eterna música do Balboa, "Eye of The Tiger", e "Africa", do Toto, são grandes exemplos, refrões marcantes, que foram além das fronteiras dos fãs do estilo, alcançando vários outros públicos.

DIO criou também alguns refrões mais marcantes do Metal. O cara que sempre será lembrado como a voz do Heavy Metal, criou nada menos que "Heaven And Hell", "Die Young", "Holy Diver" e, talvez o refrão mais emocionante e marcante, "Rainbow in the Dark"

DEEP PURPLE além do Riff, um dos mais tocados e mais conhecidos, "Smoke on The Water" tem também um refrão que ultrapassa as fronteiras! Quem não conhece, até minha filha de 5 anos conhece!!!

WHITESNAKE "Love Ain't no Strangers". Coverdale é um hitmaker e grande criador de refrões, principalmente com a palavra "love", heheheeh!

Bom essas são algumas que, acredito, tenham os refrões mais marcantes e conhecidos, levando em conta aqueles quesitos que criamos no nosso "debate", enquanto escrevíamos a matéria. Para não se alongar muito, vou citar mais algumas que não podiam ficar de fora, como "Dream On", do AEROSMITH, as bandas de hard do anos 80, já citamos alguns exemplos acima, também criaram músicas que ajudaram o Metal a ser um estilo praticamente popular com amplo espaço em rádio e TV como Motley Crue, Warrant, Cinderella, Poison, White Lion, Guns & Roses (esta mais no final dos 80 e início dos 90), "I Love Rock and Roll", imortalizada pela Joan Jett, etc.

Outras: "Whiskey in the Jar", música de domínio popular, rearranjada pelo Thin Lizzy, e regravada por muitos outros artistas, como Metallica, aliás, aquela versão deles foi bem sucedida e ainda, Gary Moore, com "Over The Hills and Far Away" e "Still Got the Blues", esta última também ultrapassou fronteiras e possui um refrão inesquecível.

Menção honrosa às bandas de Power Metal Melódico, que aprenderam a fazer refrões pegajosos, e também exagerando na dose ás vezes, caindo naquela premissa de que tudo que é em excesso, prejudica. "I Want Out" (Helloween) é um exemplo, não dá pra dizer que chegou a ultrapassar as fronteiras, mas muita gente começou a ouvir Metal depois de ouvir as músicas com refrões mais marcantes e melódicos, que, com certeza, despertaram e ainda despertam a atenção de ouvintes de outros estilos, que muitas vezes, descobrem o que é música de verdade heheheh!!!

Participem e opinem, comentem quais refrões vocês citariam e quais dos citados por nós você considera mais marcante, e vamos continuar esse bate-papo, que rendeu boa diversão aqui enquanto fazíamos, ouvindo, claro, muita música!!!

0 comentários:

Postar um comentário