quinta-feira, 17 de março de 2011

Estilos de Rock

Rock clássico (classic rock em inglês) é uma definição dada a músicos de rock'n'roll considerados inovadores, surgidos principalmente entre o princípio da década de 1960 e final da década de 70.
O termo foi criado por estações de rádio para definir a programação que evoluiu a partir do formato album-oriented rock no começo da década de 80.
Embora não seja especificamente um estilo, geralmente serve de rótulo a bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who, entre outras.



Hard Rock: Se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Ex: AC/DC, Deep Purple, Led Zeppelin, Van Halen, etc…


Heavy Metal: Caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade". Ex: Iron Maiden, Judas Priest, Accept, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Dio, etc…



Thrash Metal: É uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Ex: Slayer, Megadeth, Metallica, Pantera, etc…

Punk Rock: Tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam ideias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk. Ex: Sex Pistols, Ramones, The Clash, etc…

Glam Metal: Bandas se caracterizavam por uma aparência afetada, com os integrantes cultivando não só cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho se ressaltavam. O uso de maquiagem feminina não era incomum. Ex: Aerosmith, Motley Crue, Skid Row, WASP, Twisted Sisters, Bon Jovi, Extreme, etc…

Rock Progressivo: Composições longas, com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita. Por vezes atingindo 20 minutos ou mesmo o tempo de um álbum inteiro, sendo estas muitas vezes chamadas de épicos. Ex: Rush, Queensryche, Blue Öyster Cult, Yes, etc…

Rock Psicodélico: Se refere a tipo de produção musical "intimista" (ou seja conota reflexão sobre processos internalistas do comportamento), cujos temas mais centrais exploram bastante "subjetividade", "loucura", "obsessão", "tendências à drogas psicoativas", "imagens", "alucinações" e "melancolia". Ex: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, The Doors, etc…

Grunge: É normal como característica padrão do grunge um vocal bastante rouco e arrastado, combinando com distorções de guitarra extremamente sujas, com composições que costumam ter uma alternância entre levadas arrastadas e rápidas fazendo a música secar abruptamente, para voltar com força total em seguida. Ex: Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, etc…

0 comentários:

Postar um comentário